Texto por Bruna Berlitz

O longa de Susana Nobre nos insere em uma experiência claramente saudosista, e que aos poucos vai tomando forma assim que conhecemos mais sobre o protagonista Jack. Ele é Joaquim, um homem que está prestes a encerrar a sua vida profissional, mas antes disso faz um acordo com seu empregador para cumprir um breve “período de desemprego”.

Uma das primeiras impressões que temos é que a obra possa apontar algum tipo de referência ao famoso filme de Martin Scorsese, Taxi Driver. Mas apesar da profissão do personagem principal, e uma cena dentro de um bar em questão, pouco sobra para articular essa ideia. Isso porque o longa de Susana, por mais que remeta a metalinguagem, consiste bem mais nas sensações de um homem que conta histórias em tom de despedida do que qualquer outra coisa.

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E é nesse ato de contar histórias que o filme desenvolve seu caráter saudosista. Quando Jack articula sobre suas experiências vividas, é facilmente notável o pesar em sua fala. De uma época em que a economia era diferente, ou de quando presenciou oportunidades únicas na cidade de Nova Iorque. É como se ele contasse sobre sua vida já simbolizando o fim de uma era, no final de sua vida, em um certo tom apático e monótono.

E também é possível perceber como essas vivências que ele teve como imigrante nos Estados Unidos formam um aspecto até mais documental para o longa, tendo em vista de que nós mais o ouvimos falar e contar, enquanto visualizamos o presente de Jack. Imprimindo até uma sensação de distância, ainda mais se prestarmos atenção no fato de que Jack pouco é visto socializando, enquanto divaga sobre seu passado.

Por isso, a medida que Susana estabelece os elementos principais da jornada de seu protagonista, o longa se basta nessa dramaturgia mais cotidiana. Abusando de takes longos, momentos de introspecção, e falas que demonstram com naturalidade a monotonia de Joaquim, construindo essa atmosfera simplista em tudo que envolve suas vivências.

Filme visto online na 45º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em outubro de 2021.