Leonardo DiCaprio ator, produtor, roteirista e defensor do meio ambiente, faz 46 anos hoje (11) e pra comemorar, que tal um especial sobre a carreira desse ator que a gente tanto ama?
O ator nasceu no dia 11 de Novembro de 1974 em Hollywood, na Califórnia, filho único com pais de descedencia alemã e italiana. Iniciou sua carreira com aparições em vários comerciais e filmes educativos e também no comercial de sucesso dos carros Matchbox aos 14 anos.

Em 1984 fez uma breve aparição na série ‘Santa Barbara’ e depois só em 1990 em ‘Roseanne’, além da série ‘Parenthood’ onde conheceu Tobey Maguire que seria um dos seus melhores amigos desde então. Todos esses papéis renderam a ele uma indicação ao Young Artist Award na categoria de Melhor Ator Jovem.

Sua estréia nas telonas veio logo em seguida com o filme de terror cômico Critters 3 em 1991 que teve tão pouca audiência que foi direto para as locadoras. Mas o grande divisor de águas foi com Despertar de um Homem em 1992, onde foi escolhido a dedo entre 400 meninos por Robert d’Niro.
Posteriormente, em 1993, DiCaprio foi o irmão deficiente mental de Johnny Depp em Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador , o filme foi um sucesso tão grande de bilheteria que rendeu a Dicaprio, na época com 19 anos, a primeira indicação ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante.

Em 1995 atuou no filme ocidental Rápida e Mortal, o longa teve um desempenho péssimo, além de receber inúmeras criticas. Mais tarde, estrelou em Eclipse de Uma Paixão, um romance sobre uma relação homoafetiva que foi um sucesso sem igual. Neste mesmo ano, lado dos amigos Kevin Connolly e Tobey Maguire, DiCaprio estrelou um curta chamado Don’s Plum como um favor ao diretor aspirante R. D. Robb, mesmo sendo gravado em 1995, só estreou em 2001 no Festival Internacional de Berlim, onde foi bem recebido pelos críticos.

Finalizando o ano de 1995, estrelou a cinebiografia de Jim Carroll ‘O Diário de Adolescente’. No ano seguinte, junto com Claire Danes, foi o Romeo da versão moderna de ‘Romeo e Julieta‘, o filme foi um dos primeiros a fazer sucesso mundial e até hoje é um dos mais lembrados da carreira do ator. No mesmo ano, contracenou novamente com Robert D’Niro e com estrelas renomadas como Meryl Streep e Diane Keaton no filme ‘As Filhas de Marvin” onde era o filho rebelde de Streep e foi muito elogiado pelos críticos em geral.

Em 1997 foi o ano talvez mais marcante para a história do cinema e da carreira de DiCaprio, o ator protagonizou junto com Kate Winslet o clássico ‘Titanic‘. Na época, quase não foi escalado como Jack, mas o diretor James Camerom insistiu em tê-lo na produção. “Titanic” se tornou a maior bilheteria da história do cinema, ficando em segundo lugar somente dez anos depois com a estréia de Avatar. Em 1998, fez uma participação na sátira “Celebridades” produzida por Woody Allen e depois como protagonista em um papel duplo como o Rei Luix XIV e seu irmão escondido Phelipe na reeleitura de “O Homem da Máscara de Ferro”, outro sucesso de bilheteria.

Já em 2000, seu próximo projeto foi o filme “A Praia” que mesmo sendo um sucesso de bilheteria não agradou muito aos críticos. Dois anos depois estrelou o longa baseado em fatos reais “Prenda-me se For Capaz”, dirigido por Steven Spielberg e co-estrelado por Tom Hanks e Christopher Walken, a produção foi mais um marco a carreira de DiCaprio, sucesso entre o público e os críticos rendeu ao ator a terceira indicação ao Globo de Ouro. No mesmo ano “Gangues de Nova York” foi o próximo filme estrelado pelo ator, dirigido por Martin Scorsese com quem trabalharia novamente no projeto seguinte.

O filme biográfico de 2004 onde vivia o cineasta excêntrico, obsessivo e pioneiro, Howard Hughes em “O Aviador” tornou-se um sucesso. O ator recebeu críticas empolgadas por seu desempenho e além disso o longa teve um total de onze indicações ao Oscar incluindo de Melhor Ator. Dois anos depois, protagonizou dois filmes renomados: “Diamante de Sangue” que lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar, e “Os Infiltrados” onde contracenou com Jack Nicholson e ganhou diversos prêmios sendo um deles o Globo de Ouro.

Ainda em 2010, protagonizou o filme “A Origem” de ficção cientifica, que se tornou um dos maiores sucessos da carreira do ator, após arrecadar mais de 21 de milhões em bilheteria em apenas uma semana. Um ano depois, trabalhou em outra biografia, onde interpretou “J. Edgar“, ex diretor do primeiro FBI no filme de mesmo nome, e provou mais uma vez um talento sem igual. Em 2011 atuou em “Django Livre” de Quentin Tarantino junto com James Fox, onde protagonizou uma cena memorável e considerada exemplo de entrega ao personagem, Ao bater na mesa acidentalmente DiCaprio corta a mão que começa a sangrar na mesma hora, mas o ator continuou a cena e deu a entender que fazia parte do roteiro, sem demonstrar nenhuma reação a dor, o que tornou o papel inesquecível.

Sempre envolvido em causas ambientalistas, narrou em 2007 o Documentário “A Ultima Hora” sobre as mudanças que a Terra sofreu no decorrer dos anos. Em 2008 estrelou o filme de espionagem “Rede de Mentiras” que foi considerada uma produção “morna”. Neste mesmo ano volta a trabalhar com Kate Winslet, após 11 anos de Titanic, a parceria em “Foi Apenas um Sonho” foi proposta pela atriz que queria trabalhar com DiCaprio novamente mas também tirar o estereótipo de casal romântico. Provando ser uma dupla de sucesso, DiCaprio trabalhou novamente com o diretor Scorsese em 2010 no thriller psicológico “Ilha do Medo“, sucesso de bilheteria novamente.

Em 2013, na sua terceira produção trabalhando juntos, DiCaprio e Scorsese nos presentearam com “O Lobo de Walt Street“, um filme totalmente fora dos padrões de Hollywood recheado de Drogas, Sexo e Palavrões mas que se tornou uma obra-prima e rendeu outra indicação ao Oscar pela brilhante atuação do ator, que infelizmente mais uma vez não levou o troféu pra casa, mesmo sendo merecido. Nesse mesmo ano, viu a oportunidade de trabalhar com o melhor amigo de mais de 20 anos, Tobey Maguire, na adaptação do clássico literário “O Grande Gatsby“.

2 anos depois, Leonardo DiCaprio protagonizou o filme que lhe renderia a tão estimada estatueta do Oscar, em “O Regresso” vive um caçador que é atacado por um urso durante uma expedição e é abandonado pelo parceiro a beira da morte precisando sobreviver na floresta enquanto busca a vingança. O ator afirmou que foi o papel mais difícil de sua vida. O filme foi mais uma prova de que DiCaprio é um dos melhores atores de nossa geração.

Depois não ingressou em mais nenhuma produção de destaque, focou em projetos ambientalistas como o documentário “Seremos História?” em que roda o mundo presenciando as mais graves mudanças climáticas.
Em 2019, estrelou junto com Brad Pitt o filme “Era Uma Vez em Hollywood” do diretor Quentin Tarantino, que lhe rendeu mais uma indicação como Melhor Ator no Oscar 2020.

Já para o futuro o ator já tem alguns papéis engatilhados. Ele será protagonista de um novo filme do parceiro de longa data Martin Scorsese junto com Robert DeNiro com quem trabalhou em ‘Despertar de um Homem’ em 1993. O longa “Killers of the Flower Moon“ nem foi gravado mas já foi adquirido pelo streaming da Apple.
Outro trabalho confirmado é na comédia ‘Don’t Look Up’, que não teve muitas informações divulgadas além de trazer um elenco de peso como Meryl Streep, Jennifer Lawrence e Timothée Chalamet. O longa é original da Netflix e deve ser lançado em 2021.
Pronto, agora você pode fazer uma maratona repleta de filmes estrelados pelo ator que é um verdadeiro camaleão do cinema e interpreta qualquer personagem que lhe dão de forma magnífica.
Curtiu?
Que personalidade você quer ver aqui na próxima filmografia?