A permissão vale somente para o Oscar 2021 e apenas enquanto cinemas estiverem fechados
Um dos requisitos mínimos para se concorrer ao Oscar é a de que o filme seja exibido por pelo menos sete dias consecutivos, em pelo menos três sessões diárias nos cinemas de Los Angeles, Estados Unidos. Mas devido a pandemia da Covid-19, que tem adiado o lançamento de filmes, a Academia decidiu suspender a regra para a Premiação de 2021. Com todas as salas de cinema da cidade de Los Angeles fechadas desde 16 de março, foi
anunciado pela organização do evento que a próxima 93 edição do prêmio poderá contar com filmes exibidos apenas nas plataformas de streaming para concorrer a estatueta.
Mas a exceção não significa que todos os filmes disponíveis nas plataformas de streaming a partir desse essa estão elegíveis à disputar o prêmio. Em seu comunicado a Academia informou que apenas os filmes que já tinham o lançamento no cinema planejado esse ano estariam qualificados para a nova regra. “Até segunda ordem, e apenas para a 93 edição do Oscar, filmes que tinham o lançamento em cinemas anteriormente planejados mas estão inicialmente disponíveis em transmissões comerciais ou em plataformas ondemand podem se qualificar para melhor filme, categorias gerais e categorias de especialidades” informou a organização. A Academia deixou claro que os critérios federais, locais e estaduais permitirem a abertura das salas de cinema, a exceção não será mais válida. A 93 edição do Oscar está planejada para fevereiro de 2021.