Longa de Caetano Gotardo e Marco Dutra é coprodução com a França. Ele compete com outros 17 filmes de nacionalidades diferentes.
O Festival de Berlim divulgou nesta quarta-feira a lista dos filmes que participam de sua competição principal. Dentre eles o filme brasileiro “Todos os mortos”, coprodução entre Brasil e França dirigida por Caetano Gotardo e Marco Dutra foi selecionado para competir pelo Urso de ouro.

“Todos os mortos” conta a história de uma família em declínio no fim do século 19, narrada por três mulheres. Confira a sinopse:
“Na São Paulo de 1899, os fantasmas do passado ainda caminham entre os vivos. As mulheres da família Soares, antigas proprietárias de terra, tentam se agarrar ao que resta de seus privilégios. Para Iná Nascimento, que viveu muito tempo escravizada, a luta para reunir seus entes queridos em um mundo hostil a conduz a um questionamento de suas próprias vontades. Entre o passado conturbado do Brasil e seu presente fraturado, essas mulheres tentam construir um futuro próprio.”
E além de “Todos os mortos”, outros 18 títulos brasileiros serão apresentados no restante da programação em Berlim.
Destaques do Brasil na Berlinale 2020:
Panorama
- Nardjes A, de Karim Aïnouz
- Cidade Pássaro, de Matias Mariani
Panorama Dokumente
- O Reflexo do Lago, de Fernando Segtowick
Forum
- Vil, Má, de Gustavo Vinagre
- Luz nos Trópicos, de Paula Gaitán
- Chico Ventana También Quisiera Tener un Submarino, coprodução com Uruguai/Argentina/Holanda/Filipinas, de Alex Piperno
Forum Expanded
- Apiyemiyekî?, coprodução com França / Holanda / Portugal, de Ana Vaz
- Jogos Dirigidos, de Jonathas de Andrade
- (Outros) Fundamentos, de Aline Motta
- Vaga Carne, de Grace Passô e Ricardo Alves Jr.
- Letter From a Guarani Woman in Search of the Land Without Evil, de Patricia Ferreira Pará Yxapy
Generation
- Meu Nome É Bagdá, de Caru Alves de Souza
O Brasil já recebeu o Urso de Ouro por “Central do Brasil”, em 1998, e “Tropa de Elite”, em 2008. A edição deste ano acontece de 20 de fevereiro e 1º de março.
Por Matheus Feitosa