O diretor americano ficará no lugar de Alejandro G. Iñarrutu, que presidiu o júri no ano passado
O diretor Spike Lee é o novo presidente do jurí do Festival de Cannes, um dos festivais de cinema mais importante do mundo. Ele substituirá o mexicano Alejandro G. Iñárritu que presidiu ano passado se tornando o primeiro negro a assumir o cargo.
Lee já apresentou sete de seus filmes no Festival de Cannes e recebeu o Grande Prêmio em 2018 por “Infiltrado na Klan” (BlackkKlansman), mesmo filme que lhe rendeu o Oscar de Roteiro Adaptado no ano seguinte.
O cineasta vai ajudar a escolher o próximo vencedor da Palma de Ouro, junto de cinco ou seis membros do júri que serão divulgados pelo festival em abril. Em 2019 o ganhador do prêmio foi o filme ‘Parasita’, favorito também ao Oscar.
Em comunicado a revista Hollywood Reporter o diretor comentou sobre a nomeação:
“Para mim o Festival de Filmes de Cannes – além de ser o principal festival de cinema de todo o mundo, sem desrespeito aos outros – teve um grande impacto em toda a minha carreira. Seria impossível negar que Cannes mudou a trajetória de quem eu me tornei no cinema mundial“
Lee também relembrou o fato de ser o primeiro afro-americano a presidir não somente o ‘Festival de Cannes’, mas qualquer júri de grandes festivais de cinema na história:
“Concluo dizendo que estou honrado de ser a primeira pessoa da Diáspora Africana para os Estados Unidos a ser nomeada Presidente do Júri de Cannes e de um festival de filmes do circuito“