Quando falamos de filmes sobre assaltos, nos vem em mente logo algo parecido como “Oito mulheres e um segredo” cheio de ação, com muito charme e adrenalina. Mas não se engane com “As Viúvas”, este filme está muito longe do comum.
Um filme dirigido por Steve McQueen (Oscar por 12 anos de escravidão) e com roteiro assinado por Gillian Flynn não tem como ser apenas sobre um assalto. O emponderamento feminino é um dos focos do longa que aborda os dilemas femininos de mulheres com personalidades e classes diferentes que perderam seus maridos e se unem num só objetivo.

O longa conta a história de quatro mulheres que ficam viuvas após seus maridos morrerem numa tentativa de assalto mal sucedida. Além de terem que retomar suas vidas, as viuvas herdam a divida de seus maridos e são pressionadas a entrar para vida do crime e voltar da onde seus falecidos maridos pararam.
Paralelo a isso presenciamos uma disputa, nada limpa, de um negro (pobre) e um branco (rico), num cenário onde nenhum deles é vitimizado, muito menos o negro e pobre que usa a violência como arma de poder e o branco rico que usa do nepotismo e de seu dinheiro para obter privilégios nas informações politicas. O longa não poupa cenas sangrentas e de violência e durante todo o filme é possivel se deparar com várias delas.
Além de tudo isso a obra vem rechada de criticas sociais como: Machismo, racismo, corrupção, influência religiosa, violência domestica e abusos de poder. A talentosissima Viola Davis não decepciona e da uma aula de atuação papel de Verônica, viúva responsável por liderar o grupo de mulheres. Verônica é viúva de Mr. Rawlins (Liam Neeson), chefe do bando que foi morto. Além do casal principal, o filme ainda conta com Collin Farrel (Jack Mulligan); Daniel Kaluuya (Jatemme), protagonista de Corra!.

Em termos tecnicos o longa possui um enquadramento único que por diversas cenas mostra ângulos inusitados mas que fazem do filme, mesmo que longo, ser facil de assistir. A fotografia, de uma beleza sem igual, é um pouco fria, e acompanha os picos emocionais dos personagens que na maioria das cenas são inundados pelo luto.

Com grandes chances de ser indicado ao Oscar para Melhor direção, Melhor Roteiro e Melhor Atriz, “As Viuvas” é um longa de conteúdo unico que enaltece personagens femininos e negros e expõe problemas sociais mundiais.
Em cartaz em todos os cinemas do Brasil.
Nota da Redação: 10